domingo, outubro 25, 2009

A Paixão Pela Dança

Realmente todas as postagens acabam sendo um relato pessoal de quem escreve... acreditava que as postagens poderiam ser apenas comentários de assuntos do nosso dia a dia mas... não são! Elas só surgem a partir de algo que gostamos, sentimos, pensamos, acreditamos. Assuntos não faltam... cultura, política, meio ambiente....mas quando escrevemos vamos atras daquilo que nos marca mais. Como hoje, talvez por ser muito saudosista, ou nostálgica para alguns; resolvi falar sobre algo que é a minha paixão e que tenho uma saudade enorme de voltar a fazer....
A Dança!!!

E por isso fui ler mais sobre ela para escrever; os textos que seguem foram retirados de sites da internet ( logo não trazem autores)
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados. Na maior parte dos casos, a dança, é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos.
A dança pode existir como manifestação artística, como forma de divertimento ou cerimônia.
Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.
Quanto ao modo de dançar:
dança solo (ex.: coreografia de solista balé);
dança de pares (ex.: valsa);
dança em grupo (ex.: danças de roda).
Quanto a origem:
dança folclórica (ex.:carimbó);
dança histórica (ex.:gavota);
dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas);
dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).
Quanto a finalidade: (ex.:dança de salão - social; dança cênica).
Dançar é definido como uma manifestação instintiva do ser humano. Antes de polir a pedra e construir abrigos, os homens já se movimentavam ritmicamente para se aquecer e comunicar... Considerada a mais antiga das artes, dispensa materiais e ferramentas ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas do homem.
Segundo certas correntes da antropologia, as primeiras danças humanas eram individuais e se relacionavam à conquista amorosa. As danças coletivas também aparecem na origem da civilização e sua função associava-se à adoração das forças superiores ou dos espíritos para obter êxito em expedições guerreiras ou de caça ou ainda para solicitar bom tempo e chuva.
Dança, em sentido geral, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.


"Existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais
remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram.
Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar
deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair,
enfim, viver!" (TAVARES, 2005, p.93).


O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras.
Aqui no Sul temos as danças tradicionais Gaúchas que como nos diz Paixão Cortês:

"... Estas danças são gaúchas não porque tivessem se originado inteiramente no ambiente campeiro, mas porque o gaúcho, recebendo-as de onde quer que fosse, lhes deu música, detalhes, colorido e alma nativa."

Eis porque dançamos, eis porque amo a dança, porque desde os primórdios ela serve como meio de comunicação e integração entre os povos, como fonte de cultura, como exercício físico e acima de tudo como forma de dar prazer à alma.
Boa Semana!!!!






Nenhum comentário:

Postar um comentário