domingo, outubro 04, 2009

Os Livros e as histórias dos povos!

Estava hoje na feira do livro que, assim como em muitas cidades, ocorreu no período de uma semana.
Estou falando da cidade de Bagé que este ano teve o clima como seu principal adversário durante a semana da Feira. Mesmo assim muitos lançamentos foram feitos, muitos momentos culturais ocorreram mas, o que mais me chamou atenção, foi o número de pessoas visitando os estandes e comprando livros. Numa época onde tudo se encontra, se descobre, se pesquisa, se comunica pela internet as pessoas buscarem a leitura é algo fantástico.
E aqui abro um parênteses e falo de todas as leituras ,do jornal, das revistas que também tem sua importância cultural, mas , acima de tudo falo do velho e bom livro que muitas vezes é nosso companheiro em noites de insônia, que nos faz sonhar com estórias e contos e com os que resgatam nossa história, nossas origens e garantem que elas não se perderão com o tempo e nem serão alteradas pelos digitadores da rede mundial.
Fiquei contente também ao ver as faixas etárias que saim com livros nas mãos... pessoas de todas as idades!!!!
Crianças carregando livros de contos infantis com os olhos brilhando; adultos ,esses sim com todo o tipo de leitura em suas mãos: atualidades, espiritismo, romances, policiais... enfim. Idosos , esses com livros que lembram do passado , da sua origem , da politica, das revoltas, das peleias...
Tenho passado envolvida com livros nas últimas semanas, motivo tenho um concurso pela frente, mas não só por isso resolvi falar sobre eles hoje.
A história do livro começa com o surgimento da escrita, surgem os papiros, os pergaminhos, até surgir o livro... o homem começa a distribuir informações de uma forma mais fácil.
E buscando informações para acrescentar neste texto encontrei duas curiosidades uma, que quase todos ja devem saber A Bíblia é o livro mais vendido no mundo e, a segunda, a Epopéia de Gilgamesh é o livro mais antigo conhecido ( esse nem conheço...hehe!).
Por reconhecer a importância dos livros e ter a certeza que eles trazem as histórias dos povos que resolvi falar sobre eles hoje!
Que eles continuem sempre sendo publicados e não se perca esse maravilhoso hábito da leitura.
Um abraço boa semana a todos!


Um comentário:

  1. Amigaaaa
    enquanto tu cozinha tento comentar no blog
    hihihihi
    espero que dê certo
    bjooo

    ResponderExcluir