sexta-feira, agosto 27, 2010

A Beleza das Fotos!





Há dias penso em escrever sobre Fotografias.

Sempre amei fotos, seja fotografando ou apreciando as imagens colhidas pelas lentes, as fotos me encantam.

Na época que dependíamos de revelar a película para só então descobrir o resultado era o máximo pois ficávamos na expectativa de como teria ficado aquela foto batida no aniversário ou na viagem durante as férias.

Confesso que gostava dessa sensação embora atualmente eu delete as que não fiquei bem.
Em pesquisa sobre o tema descobri que a primeira fotografia reconhecida data de 1826, feita por um francês, chamado Joseph Niépce, numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo ( Betume da Judéia) levando cerca de oito (8) horas para ser revelada a imagem. Em 1888 a fotografia se torna popular, surge a câmera tipo "caixão" e o filme em rolos. De lá pra cá muitos avanços até chegarmos à digitalização do sistema fotográfico.
Lendo sobre o assunto percebe-se que é um campo vasto passando pelas fotografias em preto e branco, coloridas; pelas câmeras e lentes; os tipos de fotos se para o jornalismo ou por arte; mas penso que o mais importante numa fotografia é sua essência e isso somente os olhos de quem executa a ação consegue realmente perceber.

Por este gostar de fotografias sempre busco registrar momentos, seja em viagens ou em encontros; como diz o chavão " para eternizar os momentos". De fato esses momentos serão eternos para aquele que aperta o disparador da câmera pois, por mais linda que seja uma foto por maior emoção que ela transmita, essa essência só eu carrego.No momento que executamos o registro fotográfico nossos sentidos estão percebendo, analisando, sentindo, vivendo o instante; este será arquivado na nossa memória e, ao rever a foto, nossa mente retoma àquelas emoções.
Eis um ótimo motivo para mantermos nossos sentidos sempre atentos e, mesmo que não tenhamos uma câmera na mão, registrarmos todas as fotos possíveis em nossa mente.

Um grande abraço e um ótimo final de semana!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário