terça-feira, novembro 01, 2011

Atualizando!




Há tempos não escrevo nem faço postagens no blog.

Para tentar atualizá-lo teria de falar sobre vários assuntos e, neste intuito, um breve relato sobre os fatos e datas transcorridos desde setembro.

Iniciamos pela Semana Farroupilha, data mais que festiva para os gaúchos. Neste ano observei algumas situações que antes não me chamavam a atenção, por exemplo: -Quem são os verdadeiros gaúchos? Durante as comemorações alusivas a data, fosse em bailes ou rodeios, os verdadeiros gaúchos, aqueles que fazem a lida do campo, lidam com cavalos, com cordas, aqueles que compreendem o valor da terra são a minoria pois o que mais se observa são os gaúchos de uma semana, aqueles que surgem apenas nessa data e que durante todo ano nem lembram de agradecer por terem nascido neste chão a isto soma-se a imposição de normas e leis que mais deturpam nossas raízes do que incentivam o culto às tradições gaúchas . . . Como estará Barboza Lessa com tudo isso? O que pensa Paixão Côrtes? Sem dúvida este é um assunto que merece ser debatido com mais tempo e mais base.

Seguindo pelo setembro temos o Dia do Fisioterapeuta, o Dia do Professor e o Dia do Médico ( 13/15 e 18 respectivamente) profissões muito importantes que merecem respeito e valorização por toda sociedade mas, antes de tudo, devem ser executadas por profissionais que realmente as amem para que sejam desempenhadas com ética, amor e dignidade.

Chegando ao outubro temos a Oktoberfest. Comemorada em algumas cidades e alguns estados relembra a colonização alemã, as origens, culturas e costumes desse povo que, apesar das dificuldades, conseguiu se estabelecer e prosperar nessas novas terras.

Nessa transição do outubro para o novembro houveram e ainda estão ocorrendo as maravilhosas Feiras do Livro, momento importantíssimo de valorização da cultura pois além da arte literária pode-se saborear apresentações de peças teatrais, leituras de poemas, palestras, apresentações musicais. Enfim são momentos de muita arte.

Sem dúvida todos esses assuntos renderiam muita prosa para uma postagem inteira sobre cada um deles mas, essa pincelada, é apenas para lembrarmos de algumas datas e pensarmos o que elas realmente representam, aproveitando o melhor de cada uma; seja adquirindo mais cultura, mais conhecimento seja valorizando o significado destas datas.

Uma ótima semana!