domingo, julho 10, 2011

Centenários!



Estamos na semana que antecede o bicentenário de uma das cidades mais gaúcha da região da campanha.Lhes falo de Bagé - A Rainha da Fronteira!

Mas o que é comemorar duzentos anos??

Imaginem quantas coisas acontecem em cem (100) anos; imaginem quanta história, quantas batalhas, quantas conquistas, quantas mudanças?!

Essas histórias começam quando ainda havia uma disputa entre portugueses e espanhóis para ver quem seria o dono dessas terras.

Além dessas batalhas, que deram origem a um povoado e depois a uma cidade,existiram também aquelas que defendiam ideais de liberdade e igualdade.

Destes fatos surgiram muitos heróis, alguns conhecidos no cenário e outros ainda anônimos que deram origem a lendas e contos urbanos, além de tantos nomes, que não se perderam com o tempo, e até hoje são citados por todos que reconhecem o valor da história de um povo.

Falar sobre centenários torna-se um assunto muito amplo e fascinante pois, a medida que buscamos conhecer mais a cultura, a origem, os costumes de uma região ou de um local, nos surpreendemos com o quanto ainda temos a aprender.

Falo agora por mim, gosto muito de ouvir histórias e aprender como as coisas eram antes.Ver fotos antigas das cidades,ouvir casos e estórias que passam de pais para filhos, conhecer (e provar) receitas antigas, saber como viviam nos tempos onde se carregava água, não havia iluminação, se cuidava as horas pela posição do sol e se sabia a previsão do tempo olhando o céu. Acredito que tudo isso faz parte dos tantos centenários, das histórias que nos contam de tempos que talvez não tenhamos vivido mas que, por alguma razão, nos dão uma sensação de familiaridade, de aconchego e de muito conhecimento. Fazer cem anos é um apanhado de conhecimento transmitido de muitas formas e quando esses cem tornam-se duzentos (200) então é transmitir tantas informações quanto seja possível aos que agora também fazem parte dessa história.



Até breve e uma ótima semana à todos!