sexta-feira, junho 17, 2011

Afinal!! O Que É Envelhecer??

Dia desses precisei falar, para um determinado grupo, sobre Envelhecimento.Enquanto montava um cronograma e pesquisava sobre o assunto fiquei analisando o que é envelhecer?!.
Muitas vezes, pensamos que é ruim chegar a essa fase da vida pois já não temos mais a mesma disposição física, nosso corpo passa a apresentar alguns problemas de saúde e, por vezes, nos consideramos um fardo pesado demais para nossos familiares, isso associado ao medo da solidão e a incerteza no futuro. . .Por outro lado quando vemos uma pessoa com mais de cem anos nos encantamos com a cultura, com o conhecimento que possuem,afinal estão aqui há um século.
Na verdade Envelhecer é um processo fisiológico! Com o passar dos anos nosso corpo vai perdendo a capacidade orgânica, logo, não podemos evitar a chegada dessa fase, mas podemos chegar bem nessa etapa da vida, ainda mais com tantos recursos existentes hoje em dia para melhorar nossa qualidade de vida. Não falamos somente da parte estética (cirurgias plásticas, etc) falamos do bem estar do indivíduo, das possibilidades de atividades que podem realizar e das opções de lazer que podem desfrutar.
Vocês devem estar pensando que ou estou me referindo a um grupo seleto, que pertence a uma classe social mais elevada e apresenta condições financeiras para manter esse caprichos ou então, que estou falando sobre pessoas que moram em grandes capitais.Nada disso. Falo da nossa realidade. Opções de lazer temos sim, temos feiras do livro, temos peças teatrais de entrada franca, temos feiras de artesanato, temos grupos de melhor idade em academias e em serviços públicos que oferecem todos os tipos de atividades fisicas, temos oficinas que ensinam trabalhos manuais, oficinas de trabalhos sociais; enfim, temos uma série de atividades que podemos realizar que nos fazem permanecer ativos e úteis por mais tempo.
Envelhecer é um aprendizado contínuo, aceitando as limitações que o tempo nos traz, sem ver a aposentadoria como um vazio mas sim como um tempo para desfrutarmos a vida.
Já é época de revermos nossos conceitos para que quando a idade nos chegue, que a geada branqueie nossas melenas,tenhamos a certeza de que somos parte de uma nova geração capaz de aproveitar muito bem essa nova fase da nossa vida que é o Envelhecer!!!
Um ótimo final de semana à todos!