sexta-feira, abril 15, 2011

E Viva a Tecnologia!


Assistindo à televisão, dia desses, vi uma reportagem sobre o que a tecnologia tem trazido de novidades para as pessoas portadoras de alguma deficiência física. Vi computadores que leem textos, vi cadeiras de rodas que descem escadas entre outras tantas coisas, e isso deixou-me muito feliz. Saber que a inteligência humana é capaz de criar coisas para ajudar aos seus semelhantes e não somente para destruir ou prejudicar.

As próteses para pacientes amputados hoje em dia permitem que eles desenvolvam as atividades da sua vida diária com uma excelente funcionalidade.

E a cada dia estão sendo fabricadas com tecnologias mais modernas, são mais leves, apresentam uma melhor mobilidade e manuseio assemelhando-se ao movimento normal que foi perdido com a perda do segmento ( braço, perna), ou seja, tanto nos materias utilizados como na sua concepção o que percebe-se é a busca por um produto final capaz de trazer a satisfação para o usuário.

E podemos observar no nosso dia a dia como essa tecnologia vem se destacando. Antigamente pouco víamos pessoas com alguma deficiência pelas ruas das cidades, fossem por problemas adquiridos ou congênitos estavam todos condenados a ficarem cativos em suas residências, hoje os vemos passeando com cadeiras de rodas desde as mais simples até as mais encrementadas, as que possibilitam a prática de esportes e até as motorizadas.

E tantas outras adaptações que permitem que essas pessoas dirijam carros, executem tarefas mais complexas sem a necessidade de alguém acompanhando seus movimentos a todo momento.

São nesses momentos que fico feliz em poder ver e acompanhar essa evolução tecnológica e também ver a alegria de uma pessoa que, graças ao auxílio de uma prótese, volta a caminhar ou pode sair a rua tocando sua cadeira.

Por tudo isso agradeço a Deus a inteligência que nos foi dada, lamento quando essa é disperdiçada ou mal usada, mas peço que essas engenhocas se aperfeiçoem cada vez mais e facultem aos indivíduos que necessitam fazer uso de algum dispositivo, uma melhor qualidade de vida!


Um ótimo final de semana a todos e até a próxima.