segunda-feira, dezembro 28, 2009

A História do Ano Novo!



Pois é mais um ano chega ao fim, mais uma etapa vencida, mais um recomeço repleto de expectativas!


Desde quando comemoramos o Ano Novo??
O Ano Novo se consolidou na maioria dos países há 500 anos. Desde os calendários babilônicos (2.800 a.C.) até o calendário gregoriano, o Réveillon mudou muitas vezes de data.
Os romanos foram os primeiros a estabelecerem um dia no calendário para a comemoração desta grande festa (753 a.C. - 476 d.C.) para eles o ano começava em 1º de março, mas foi trocado em 153 a.C. para 1º de janeiro e mantido no calendário Juliano, adotado em 46 a.C. Em 1582 a Igreja consolidou a comemoração, quando adotou o calendário gregoriano.
Assim inicia-se a História do Ano Novo!!!!
Alguns rituais alimentam nossos sonhos e dão vida às nossas celebrações, há alguns que se tornaram tradições os quais não podemos esquecer...
- Fogos e barulho: No mundo inteiro o Ano Novo começa entre fogos de artifício, buzinadas, apitos e gritos de alegria. A tradição é muito antiga e, dizem, serve para espantar os maus espíritos. As pessoas reúnem-se para celebrar a festa com muitos abraços.
- Roupa nova: Vestir uma peça de roupa que nunca tenha sido usada combina com o espírito de renovação do Ano Novo. O costume é universal e aparece em várias versões, como trocar os lençóis da cama e usar uma roupa de baixo nova.


É também nessa época que fazemos uma reflexão de tudo que nos ocorreu no Ano que se finda; todos nossos acertos e/ou erros; os momentos alegres e os não tão felizes; as pessoas que conquistamos ou reconquistamos; os amigos que fizemos; aqueles que perdoamos, os que nos perdoaram; aqueles que nos ensinaram...Aqueles com quem muito aprendemos; aqueles que deixaram saudade; as dificuldades que vencemos; as vitórias que tivemos; o quanto evoluímos materialmente e moralmente. É a época de traçarmos novos planos, novas metas, novos sonhos, de enchermos o coração de esperança e começar tudo de novo!


A passagem de Ano Novo é o fim de um ciclo, início de outro. É um momento sempre cheio de sonhos e expectativas!
Um Maravilhoso 2010 para todos ou UM FELIZ ANO NOVO!!!!

sexta-feira, dezembro 11, 2009

A Vida e Suas Mudanças!!!


Há dias não fazia uma postagem e, dessa vez, isso aconteceu pelas muitas mudanças que a vida dá.

As mudanças ocorrem em nossas vidas mesmo que não as percebamos ou que não as planejemos. Como assim? Simples, a primeira mudança ocorre quando nascemos e ao longo dos anos vamos sofrendo mudanças físicas ( cabelos, dentes, tamanho,...) e mudanças de comportamento que , por vezes acontecem como que de forma automática, sem a nossa percepção ( estudos, profissão, amores,...).

Mas , em geral, essas mudanças não são tão simples ou fáceis assim; apresentamos dificuldades e até mesmo resistência a elas, principalmente pelo medo das perdas que essas mudanças podem gerar... com isso optamos por seguir na inércia. Mas já dizia Charles Franklin ( 1876 - 1958) :

" O mundo odeia mudanças. No entanto, é a única maneira de progredirmos."

Toda mudança advém da nossa capacidade de lidar com as pessoas, com as situações, tendo como base nossas crenças e valores ( tudo o que forma nossa identidade) levando à busca de algo maior, de realização interior, de novas concepções pelas experiências vividas.

O momento que vivemos é fruto das nossas escolhas passadas, dos nossos acertos e erros, das nossas vivências mas, acima de tudo, das mudanças que sofremos nesse tempo.

Como diz o dito popular " Não é possível fazer uma omelete sem quebrar os ovos"; as mudanças também causam situações imprevistas que assustam mais que o normal, mas, como na omelete, o resultado final sempre será positivo.

Não é preciso prevermos o futuro,ou planejarmos como tudo deverá acontecer daqui pra frente basta que se viva intensamente, que se tenha ações melhores a cada dia que amanhece, que se acredite na nossa capacidade de mudança e de melhoramento (evolução).

Assim se processam as mudanças e que venham muitas outras mudanças em nossas vidas!!!!!
Um bom final de semana!