domingo, outubro 25, 2009

A Paixão Pela Dança

Realmente todas as postagens acabam sendo um relato pessoal de quem escreve... acreditava que as postagens poderiam ser apenas comentários de assuntos do nosso dia a dia mas... não são! Elas só surgem a partir de algo que gostamos, sentimos, pensamos, acreditamos. Assuntos não faltam... cultura, política, meio ambiente....mas quando escrevemos vamos atras daquilo que nos marca mais. Como hoje, talvez por ser muito saudosista, ou nostálgica para alguns; resolvi falar sobre algo que é a minha paixão e que tenho uma saudade enorme de voltar a fazer....
A Dança!!!

E por isso fui ler mais sobre ela para escrever; os textos que seguem foram retirados de sites da internet ( logo não trazem autores)
A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Caracteriza-se pelo uso do corpo seguindo movimentos previamente estabelecidos (coreografia) ou improvisados. Na maior parte dos casos, a dança, é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos.
A dança pode existir como manifestação artística, como forma de divertimento ou cerimônia.
Várias classificações das danças podem ser feitas, levando-se em conta diferentes critérios.
Quanto ao modo de dançar:
dança solo (ex.: coreografia de solista balé);
dança de pares (ex.: valsa);
dança em grupo (ex.: danças de roda).
Quanto a origem:
dança folclórica (ex.:carimbó);
dança histórica (ex.:gavota);
dança cerimonial (ex.: danças rituais indianas);
dança étnica (ex.: danças tradicionais de países ou regiões).
Quanto a finalidade: (ex.:dança de salão - social; dança cênica).
Dançar é definido como uma manifestação instintiva do ser humano. Antes de polir a pedra e construir abrigos, os homens já se movimentavam ritmicamente para se aquecer e comunicar... Considerada a mais antiga das artes, dispensa materiais e ferramentas ela só depende do corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função enquanto instrumento de afirmação dos sentimentos e experiências subjetivas do homem.
Segundo certas correntes da antropologia, as primeiras danças humanas eram individuais e se relacionavam à conquista amorosa. As danças coletivas também aparecem na origem da civilização e sua função associava-se à adoração das forças superiores ou dos espíritos para obter êxito em expedições guerreiras ou de caça ou ainda para solicitar bom tempo e chuva.
Dança, em sentido geral, é a arte de mover o corpo segundo uma certa relação entre tempo e espaço, estabelecida graças a um ritmo e a uma composição coreográfica.


"Existem indícios de que o homem dança desde os tempos mais
remotos. Todos os povos, em todas as épocas e lugares dançaram.
Dançaram para expressar revolta ou amor, reverenciar ou afastar
deuses, mostrar força ou arrependimento, rezar, conquistar, distrair,
enfim, viver!" (TAVARES, 2005, p.93).


O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras.
Aqui no Sul temos as danças tradicionais Gaúchas que como nos diz Paixão Cortês:

"... Estas danças são gaúchas não porque tivessem se originado inteiramente no ambiente campeiro, mas porque o gaúcho, recebendo-as de onde quer que fosse, lhes deu música, detalhes, colorido e alma nativa."

Eis porque dançamos, eis porque amo a dança, porque desde os primórdios ela serve como meio de comunicação e integração entre os povos, como fonte de cultura, como exercício físico e acima de tudo como forma de dar prazer à alma.
Boa Semana!!!!






quarta-feira, outubro 14, 2009

Ainda Sobre Sentimentos!


Quantas vezes acreditamos estar fazendo a coisa certa e acabamos magoando os outros... ou , no final da história, somos nós quem saimos magoados.

Pois bem meus amigos a vida é assim, por melhor que sejam nossas intenções sempre teremos ações que atingem aos que estão a nossa volta.

O importante , nessas ocasiões, é buscar sermos o mais sincero possíveis e agirmos com a alma pura, buscando nossa verdadeira essência.

Vocês devem estar se perguntando : _ Como assim, o que esse assunto tem a ver com sentimentos?

Tem a ver com o que sentimos diante das situações da nossa vida, com nossas ações e com a reação que elas produzem... sim Lei de Causa Efeito!!!!

Tem a ver com as mágoas que carregamos dentro do peito e, que por muitos anos vão se acumulando, até o dia que ou adoecemos ou explodimos em raiva e rancor.

Tem a ver com sentimentos negativos que se tornam nocivos... tem a ver com o ser ingênuo nas ações ou ser maldoso nelas.

Nesse ponto abrimos um parênteses para comentar sobre as doenças que produzimos no nosso organismo, como relatam pesquisas científicas e como podemos ler no trecho abaixo:

" ... Somos responsáveis por nosso corpo e por tudo que nele ocorre... nossos pensamentos, principalmente os mais negativos, como tristeza, raiva, medo, ódio, baixa auto-estima, desvalor próprio, rejeição, entre outros, originam um estado de falta de perdão, consigo ou com o outro e
esse estado desencadeia em nosso cérebro uma série de substâncias que desestabilizam nosso corpo, gerando doenças..."

E isso é algo muito importante... para cuidarmos de nossa saúde precisamos cuidar dos nossos sentimentos!

Como agimos também é uma questão relevante:

...Ser ingênuo... ou usar de maldade!!!

Creio que todos os seres humanos ainda carregam em si um pouco de inocência, um pouco de ingenuidade, se não fosse assim não teríamos mais esperança!! Mesmo nos atos maldosos acredito que são realizados por uma vontade de sair vivo da situação, é um instinto de conservação.

Então...

Como saber agir?

Como ser sincero , puro e não magoar nem sair magoado??


Não sabemos, não há uma receita pronta que nos oriente para agir sempre da mesma forma... o que há é o nosso Sentimento na hora da ação, na hora de fazer uma escolha, na hora de falar, na hora em que somos chamados pra vida. Ele é o termômetro, ele é a essência de cada um sendo exalada nos momentos em que realmente atuamos no palco da vida!!!!

Boa Semana!

segunda-feira, outubro 12, 2009

Sentimentos!!!
















Há dias venho com este tema na cabeça e hoje resolvi expressá-lo através das palavras ..."Sentimento ".

Qual a definição dessa palavra? Segundo dicionário é um substantivo masculino com os seguintes significados:
1. Ato ou efeito de sentir.
2. Aptidão para receber as impressões.
3. Sensação; sensibilidade.
4. Consciência íntima.
5. Faculdade de compreender; intuição; percepção!
6. Pesar; paixão; desgosto.
7. Pressentimento.

E para cada um de nós o que é sentimento?
O que é o sentir?
O que são as inúmeras sensações que temos?

Sim todas essas definições fazem parte do que sentimos, mas, quando pensamos sobre sentimentos nos vem a mente amores, paixões, decepções, mágoas, raiva ou ódio, medo, ansiedade, piedade, assim como os sentimentos físicos de dor, sede,etc. Mas estes últimos são mais materias conseguimos definí-los melhor , mas o que dizer daquela angústia que sufoca , aperta nosso coração? Do medo que sentimos diante do desconhecido, do novo, da mudança?
Da euforia do proibido? Do brilho no olhar nos momentos de êxtase?
Sim , são todos sentimentos que nos povoam o íntimo todos os dias, todos os momentos, todos os segundos da nossa existência.
Nesta semana que passou senti quase todos eles sem mesmo conseguir perceber quando passava de um para outro... e é sempre assim... num momento estamos alegres, no outro tristes, no outro com medo, no outro... quem sabe?

E pra quê eles servem?
Imagine como seria a vida sem eles não é mesmo?Seria o mesmo que assistir uma comédia e não rir, ver uma reportagem e não nos imprecionarmos, ler um livro e não fantasiar as cenas em nossa mente... é o mesmo que imaginar o mundo sem cores, todo em preto e branco.


Assim seria nossa vida sem os sentimentos!

Mesmo que às vezes eles sejam doloridos como a tristesa, como o ódio; que nos tragam insegurança e medo, eles dão o tom à nossa vida. E podem ainda ser maravilhosos como a sensação da mãe ao dar a luz, do grito de gol no estádio cheio, do olhar que aproxima duas almas, do primeiro beijo que, de tão repleto de sentimento, consegue-se sentir o gosto do beijo...


Enfim os sentimentos nos fazem existir verdadeiramente, nos dão cor e nos norteiam também, porque são a expressão dos nossos atos diante das situações da vida!

Uma boa semana!!!

domingo, outubro 04, 2009

Os Livros e as histórias dos povos!

Estava hoje na feira do livro que, assim como em muitas cidades, ocorreu no período de uma semana.
Estou falando da cidade de Bagé que este ano teve o clima como seu principal adversário durante a semana da Feira. Mesmo assim muitos lançamentos foram feitos, muitos momentos culturais ocorreram mas, o que mais me chamou atenção, foi o número de pessoas visitando os estandes e comprando livros. Numa época onde tudo se encontra, se descobre, se pesquisa, se comunica pela internet as pessoas buscarem a leitura é algo fantástico.
E aqui abro um parênteses e falo de todas as leituras ,do jornal, das revistas que também tem sua importância cultural, mas , acima de tudo falo do velho e bom livro que muitas vezes é nosso companheiro em noites de insônia, que nos faz sonhar com estórias e contos e com os que resgatam nossa história, nossas origens e garantem que elas não se perderão com o tempo e nem serão alteradas pelos digitadores da rede mundial.
Fiquei contente também ao ver as faixas etárias que saim com livros nas mãos... pessoas de todas as idades!!!!
Crianças carregando livros de contos infantis com os olhos brilhando; adultos ,esses sim com todo o tipo de leitura em suas mãos: atualidades, espiritismo, romances, policiais... enfim. Idosos , esses com livros que lembram do passado , da sua origem , da politica, das revoltas, das peleias...
Tenho passado envolvida com livros nas últimas semanas, motivo tenho um concurso pela frente, mas não só por isso resolvi falar sobre eles hoje.
A história do livro começa com o surgimento da escrita, surgem os papiros, os pergaminhos, até surgir o livro... o homem começa a distribuir informações de uma forma mais fácil.
E buscando informações para acrescentar neste texto encontrei duas curiosidades uma, que quase todos ja devem saber A Bíblia é o livro mais vendido no mundo e, a segunda, a Epopéia de Gilgamesh é o livro mais antigo conhecido ( esse nem conheço...hehe!).
Por reconhecer a importância dos livros e ter a certeza que eles trazem as histórias dos povos que resolvi falar sobre eles hoje!
Que eles continuem sempre sendo publicados e não se perca esse maravilhoso hábito da leitura.
Um abraço boa semana a todos!


sábado, outubro 03, 2009

Como tudo começou!!

Olá!Hoje estava olhando o blog de uma amiga e pensei...
_ " Vou criar um blog!"
O engraçado é que eu sempre gostei do anonimato, mas, hoje resolvi escrever
e criar o De Tudo Um Pouco!
E essa é realmente a intensão escrever sobre tudo política, música, filmes, crenças...
Enfim o que der na telha!!
Um abraço!!